quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Por que o homem é animal?

Animal
(Do latim anima)

Existe variadas explicações da sociologia e antropologia que são evidentemente superficiais. Os estudiosos antropólogos e cientistas de todas as categorias distinguem o homem animal racional do animal animal irracional. Os sociólogos e socialistas caracterizam o homem como animal político ou social. Todavia esses "animais" vivem em sociedade. O que faz ser o homem animal ao mesmo tempo que é ser político-social? Deve haver algo em comum entre os animais racionais e os animais irracionais.

Já vimos que "social" na prática todo animal acaba sendo, mas são ambos (animal e homem) políticos? Óbvio que não, só o segundo de fato o é, mas isso ainda não explica a questão.
A semelhança da animalidade entre o homem e animalidade dos animais é, sem dúvida, o que é vísivel e comum. O que eles podem ter de vísivel e comum -e é claro que isso não é regra geral à todos os animais- é a natureza de ambos. O que é categórico e definidamente distinto é a razão que só o homem a possui. Mas além disso, o que eles têm mais em comum, ou melhor; o que fundamenta a animalidade? Porque são ambos considerados animais?

O que tem eles em comum é o que os anima e dá vida e que faz a articulação de todos os movimentos do corpo. Não, não, engana-se que quem faz articular todos os movimentos do corpo é o cérebro. Se isso fosse verdade, como explicar os movimentos do corpo dos anecéfalos?

O que faz o anecéfalo teoricamente ter pouco tempo de vida não é em sentido restrito a falta de cérebro, mas a ausência das ligações vitais do cérebro indispensáveis para o restante do corpo. Sendo assim, só nos resta admitir que todos os animais racionais e irracionais são movidos (animados) pela alma que cada um possui. Logo somos animais porque temos alma. O que é comum, porém imperceptível aos nossos sentidos.

Então, meu caro e minha cara, se não for isso, o que lhes anima?

Nenhum comentário:

Ainda o chip do besta

Primeiramente, veja-se esta notícia:  https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/05/na-suecia-3-mil-pessoas-ja-usam...